Ao Término deste Artigo do Blog assista a uma video aula, como reforço do conteúdo.
ESTRATÉGIA É O CAMINHO PARA SE CHEGAR A ALGUM LUGAR.SE NÃO SOUBERMOS RESPONDER PARA ONDE QUEREMOS IR, NÃO CONSEGUIREMOS FAZER GESTÃO ESTRATÉGICA.
A primeira pergunta a ser respondida é: qual é a minha meta ou, como colocamos no linguajar do business, qual é a minha visão? A partir desta resposta, formate um conjunto de ações para “chegar lá” (no ponto definido), com prazo determinado. A estratégia deve ser estruturada com ações que precisam ser multifacetadas, ou seja, atuar de forma diversificada em algumas plataformas de conhecimento. Alinhe seu raciocínio respondendo primeiro para você e depois para cada pessoa de seu time: Por que você tem que fazer? Como você tem que fazer? Quanto você ganha por fazer?
Estruture seu posicionamento estratégico dando ênfase a cinco pontos:
1. CAIXA/VENDA A venda é o combustível dos negócios; se não tem dinheiro entrando a máquina não funciona.
2. LUCRO A operação tem que deixar resultado positivo entre o que você recebe e o que você paga. Sem lucro o negócio não se sustenta.
3. VELOCIDADE No momento em que as mudanças são fundamentais para a perpetuidade das empresas seus processos precisam ser dinâmicos e desburocratizados.
4. CRESCIMENTO Se sua empresa não crescer ela vai ser extinta; se ficar do mesmo tamanho ela desaparece, portanto alinhe o seu crescer.
5. CLIENTE Entregue ao cliente o MMM (mais, melhor e por menos). A fidelidade só existe hoje, se diariamente surpreendermos nossos clientes entregando o que eles ainda não sabem que querem, isto é, mais do que atender às suas necessidades, é satisfazer seus desejos.
Nesta tal gestão estratégica é fundamental ver o caminho de chegar, que os outros não vêem e levar as pessoas envolvidas no projeto (na empresa) a seguirem, o mesmo caminho. A partir de então é hora de ensinar e compartilhar as respostas geradas nesta reflexão com sua equipe. Monte as ações, de forma a demonstrar a seus colaboradores o passo a passo e permitir que cada um possa acrescentar suas visões e contribuições. Desta forma, todos passam a se “apropriar” da decisão e de cada proposta planejada. A estratégia é o exercício de sonhar, pensar e realizar criando formas de atingir a meta elaborada.
Vá em frente, pense o ótimo e busque constantemente executá-lo, mas nunca deixe de fazer o bom.