Conversando com Cristina Monteiro — Bacharel em Ciências Contábeis, com pós-graduação em finanças pelo IBMEC – Instituto Brasileiro do Mercado de Capitais e eleita em 2022 vereadora da Câmara Municipal de São Paulo — foi possível refletir muito, trouxemos um pouco dos aprendizados para você. 

    • Exemplo de superação
    • Coragem de mudar de vida
    • A gestão pública
    • Dicas de conteúdos

Exemplo de superação

A princípio, podemos falar da Cris como pessoa, um verdadeiro exemplo de superação. De uma criança que era excluída para uma mulher que cresceu e percebeu todo seu diferencial e potencial. Destacamos aqui a importância do estudo, pois foi com ele e com muita dedicação que ela alcançou grandes voos

Coragem de mudar de vida

Mesmo com uma carreira de sucesso em uma grande organização ela mudou para uma perspectiva de vida pública, para estar envolvida com o poder público. Outra mensagem que fica claro e é importante refletirmos dessa mudança é que tudo que acontece na nossa vida é processual. Para ilustrar isso, vamos falar um pouco da história da Cris. Antes ela não se interessava por política, achava que era algo ruim por causa da cultura política que temos. Mas ela mudou essa perspectiva, se fascinou com as manifestações, por aquela energia de lutar pelo o que acreditavam. Depois ela se filiou a um partido político e se candidatou. Fica evidente a importância de desafiar a si mesmo, de ir atrás do que queremos.

A gestão pública

Para quem quer saber mais dos desafios da gestão pública, como vereadora de São Paulo, primeiro é importante falarmos que também tem a parte boa, se aprende todo dia, a política é uma forma de fazer a vida das pessoas melhor e, sim, ainda existem pessoas boas nesse meio. Agora podemos seguir, para ela um grande desafio é a forma de fazer política ainda tradicional das pessoas, ainda se mantém a forma estrutural de fazer o bem para receber votos, mas na verdade os votos deveriam ser apenas uma consequência de tudo que foi feito pela sociedade. 

Ela nos mostra que já está em busca de mudar isso, e também que fazer diferente também pode trazer mais pessoas, mais interessados em conhecer a forma que ela faz política. Na sua campanha ela se esforçou muito e plantou a semente do seu propósito.

Também temos a mensagem de esperança na crença de que a política vai mudar, precisamos ser resilientes e apoiar quem acreditamos. Não vai ser de um dia para o outro, mas aos poucos essa mudança vai acontecer. Precisamos trabalhar por quem precisa, se engajar e perceber que esse projeto é de toda sociedade brasileira.

Dicas de conteúdos

Por fim a Cris nos deu indicações para aumentar nosso conhecimento, as quais trouxemos aqui para você: a série “Borgen”, o filme “As sufragistas” e o livro “Lições amargas” do Gustavo Franco.