Jorge Gonçalves compartilhou conosco a história de uma tribo neozelandesa que traz boas reflexões sobre gestão. 

  • Vale dos Alces
  • Lição de gestão

Vale dos Alces

Antes de chegar o inverno uma tribo neozelandesa tinha como ritual fazer uma grande festa, eles celebravam a noite, pois no dia seguinte iriam para o Vale dos Alces. Os antigos guerreiros e os jovens guerreiros se uniriam para pegar alces, comida para todo o inverno.

Eles pegavam suas armas e caminhavam para o vale, toda vez que os jovens guerreiros viam pequenas caças queriam pegar e já voltar para tribo. Os mais antigos explicavam que eles iriam passar por vários obstáculos no caminho, mas chegariam nos Vale dos Alces para pegar as grades caças. As pequenas caças eram só para eles se alimentarem até chegarem no local desejado.

Os jovens guerreiros sempre reclamavam que nunca chegava e até achavam que estavam perdidos, mas os antigos diziam que estavam no caminho certo. Depois de uma caminhada por vários dias eles chegaram em um grande vale que era o Vale dos Alces.

Eles viram muitos alces e planejaram como seria a caça, os jovens guerreiros iriam gritar para fazer todos os alces irem na mesma direção e os mais experientes iriam matar alguns alces com as flechas. Depois que conseguiam os alces eles faziam carroças com as peles e os ossos, assim conseguiam levar o alimento para toda a tribo passar o inverno.

Lição de gestão

Depois dessa história temos alguns questionamentos para você refletir:

Qual é seu vale dos alces? Qual seu sonho? Qual sua meta? Qual seu objetivo? 

Quando você tem claro seu objetivo passa por caminhos que não são fáceis, mas não desiste, pois sabe exatamente onde quer chegar. Além de ter um propósito, é essencial ter uma estratégia para trazer seu alce. Muitas vezes você vai precisar parar no meio do caminho para fazer uma pequena caça até chegar no seu grande objetivo, como foi na história. 

A grande lição e a conexão entre essa história e gestão é a importância de saber a sua meta, saber onde precisa chegar e quais ferramentas necessita.

Quando você chega no seu Vale dos Alces é hora de buscar novos vales para ter novas conquistas.