Conversando com Nunes Carneiro — consultor ligado ao marketing, formador, autor e professor — foi possível captar grandes lições sobre o mercado de Portugal. Trouxemos um pouco desses aprendizados para você. 

  • Sobre o Nunes Carneiro
  • Mercado em Portugal
  • Diferentes mercados
  • Portugal: país de contrastes
  • Síntese do mercado português
  • Dicas de conteúdo

Sobre o Nunes Carneiro

Nunes Carneiro estudou história, mas na época não tinha muito emprego na área, então começou a trabalhar vendendo seguros. Assim, começou do zero uma carreira na área comercial. Ele tinha uma outra paixão que era a comunicação, trabalhar na área comercial coincidiu com isso. Ele estudou comunicação, foi diretor de marketing e depois montou um negócio de gestão e marketing.

Mercado em Portugal

É preciso ter noção da dimensão de Portugal, ele é um país pequeno. Além disso, é importante levar em consideração que 90% do mercado português é de microempresas. Muitas dessas empresas têm uma visão regional. Por isso, apesar do marketing ser o mesmo, é preciso levar em consideração o tamanho do mercado. A dificuldade é que a pequena dimensão leva a restrições no investimento.

Outro fator importante é que o estilo de gestão do empresário português é de pessoas que cresceram e fizeram sua empresa a partir de um negócio familiar. Muitas vezes não tiveram nenhum consultor, desenvolveram sozinhos sua gestão. Todavia, essa falta de ajuda pode acarretar em perdas de oportunidades. Tem pessoas que fizeram sozinhas e conseguiram faturar milhões, mas são a minoria, a consultoria ajuda muito nesse processo. Aos poucos alguns portugueses começaram a perceber que ter um consultor é importante para o crescimento da empresa e apostar no marketing mais estruturado é útil. 

Diferentes mercados

Nem sempre o que funciona no Brasil funciona em Portugal, pois cada país tem uma cultura empresarial diferente. Por isso é fundamental estudar a cultura, a história e a evolução do país. São mercados diferentes e estão em estágios diferentes, não é indicado apenas replicar o que se faz em outro país. Portugal é um mercado com oportunidades, pois mesmo com a cultura tradicional, os portugueses consumidores e empresários gostam de novidades. Eles não rejeitam, estão abertos a experimentar. 

Portugal: país de contrastes

Portugal tem microempresas, mas atrai empresas multinacionais. Tem pessoas muito capacitadas e um mercado aberto, que permite ficar na europa com certa facilidade. É um pequeno país com grande diversidade. O que às vezes falta é marketing e comunicação, nesses casos se tem um ótimo produto, mas não consegue comercializá-lo. 

Síntese do mercado português

O mercado português é pequeno, dinâmico, está em crescimento, englobado na Europa, baseado em micro e pequenas empresas, aberto e com fortes competências. Além disso, o marketing digital é importante para Portugal, pois uma microempresa pode ser global no digital.

Dicas de conteúdo

Nunes Carneiro indica dois livros: “Marketing de guerrilha: novas estratégias, tácticas e armas para obter grandes lucros no mundo empresarial de hoje” dos autores Jay Conrad Levinson e Jusmar Gomes, e “As 22 Consagradas Leis de Propaganda e Marketing” dos autores Al Ries e Jack Trout.