Conversando com Pedro Lima — diretor comercial de uma empresa multinacional, a Brazil at Alight Solutions — foi possível aprender muito sobre NFT. Se você quer aprender mais sobre esse assunto e entender de uma vez por todas o que é NFT vai gostar desse conteúdo.

  • O NFT
  • Principais diferenças entre NFT e as criptomoedas
  • NFTs e os artistas
  • NFT e os games 
  • Cases NFT
  • Metaverso
  • Dicas

O NFT

O NFT é um ativo digital que vive dentro do blockchain, mas ele não é uma criptomoeda. Está atrelado a arquivos, como músicas, pinturas ou mesmo um tweet, algo que podemos baixar. Precisamos ver como arte, quando alguém compra um quadro ele sabe que existem outras obras que imitam aquela, mas ele compra a  rastreabilidade original e isso traz prestígio social. O mesmo ocorre com as NFTs, a diferença é que na vida real alguém tem que validar a obra, já com o NFT a validação é automática.

Principais diferenças entre NFT e as criptomoedas

O NFT não é fungível, é um bem digital único, insubstituível e indivisível (ou você compra o quadro inteiro ou não compra). Já a criptomoeda é uma moeda digital e é substituível, são iguais. 

NFTs e os artistas

O artista pode abrir uma loja de NFTs, fazer artes únicas e vender. Uma vez vendidas elas entram no mercado e podem ser revendidas. Se continuar fazendo artes, elas tendem a valorizar no futuro. É bom para os artistas trabalharem de forma autônoma, sem intermediário, pois têm a oportunidade de vender em uma plataforma descentralizada e livre.

NFT e os games 

É importante destacar que a indústria de games ganha mais que a do cinema e a da música juntas, com o NFT os jogadores têm a oportunidade de lucrar. Para exemplificar, imagine que você ganhou uma espada em um jogo depois de cumprir missões, essa espada não é sua, é da produtora do jogo. Mas com jogos em blockchain isso muda, a espada seria sua e você poderia vender no mercado. Dessa forma, os jogadores podem ganhar pelo seu tempo no jogo (vendendo a espada, por exemplo). Além de jogador, você também pode ser um desenvolvedor, voltando ao nosso exemplo do início, você poderia entrar em contato com a produtora para fazer as espadas, você programaria e poderia vender no mercado. 

Cases NFT

Para você entender melhor os NFTs vamos contar um caso. Uma coleção NFT de caras de macacos foi vendida. Depois eles fizeram uma festa física e só quem tinha esse NFT podia entrar. Fica perceptível que começa a ser um símbolo de prestígio e status na vida real.

Metaverso

Para o Pedro o metaverso é a versão digital do mundo real, e isso está ligado ao NFT, você pode ter um avatar, uma casa e um carro lá. Quando você comprar algo no metaverso vai ser algo único, um NFT que é seu.

Dicas

Fica evidente que é preciso estudar, não é algo que se entende de um dia para outro. É algo que vai fazer cada vez mais parte da nossa vida, por isso temos que aceitar a mudança e buscar estar informado.