Conversando com Pedro Bontorim — criador e CEO da CLAV Music Business Intelligence — foi possível entender mais sobre a importância do podcast. Trouxemos um pouco desses aprendizados para você.

  • Importância de ter um podcast
  • Devo ter um podcast?
  • As pessoas não querem mais ouvir música, elas querem companhia
  • Dicas
  • Dicas de conteúdo

Importância de ter um podcast

Já existiu um tempo onde o consumidor ia atrás dos produtores e marcas, hoje isso mudou, somos nós que temos que ir atrás dele. Por isso devemos nos perguntar onde estão as pessoas, a partir de 2019 houve um crescimento global dos podcasts, principalmente por causa dos streams de música que se abriram para esse meio.

Devo ter um podcast?

A pergunta certa não é se devemos ou não ter um podcast, mas sim quando e como fazer. Podemos criar um canal ou apoiar um criador, pois hoje é muito recorrente as pessoas buscarem em plataformas de podcast respostas sobre um determinado tema.  A Associação Brasileira de Podcasters (Abpod) diz que a maioria busca o podcast para entretenimento ou para aprendizado. É um local para as marcas servirem seu público com informações úteis.

As pessoas não querem mais ouvir música, elas querem companhia

O podcast pode impactar a vida de muitas pessoas e trazer insights valiosos. Por meio deste meio é possível se conectar com o próximo, e é exatamente isso que a sociedade quer: uma companhia.

O mais importante não é o volume de acesso e tempo, aspecto o qual as redes sociais saem na frente, mas sim o impacto efetivo na comunicação e absorção, pois com o podcast estamos falando literalmente no ouvido das pessoas. Pedro Bontorim citou uma pesquisa na qual descobriu-se que o áudio impacta 4,4 vezes mais que qualquer outra mídia falada, fato que demonstra como o podcast é poderoso. 

Dicas 

Se você é uma marca e quer entrar no mundo dos podcasts não fale apenas dos seus produtos, lembre-se que estamos nesse meio para atender demandas e servir a comunidade.  Além disso, você precisa participar das conversas e praticar a escuta. E não se esqueça que o planejamento e o preparo são muito importantes, se você tem planejamento e metodologia pode demorar mais que os outros, mas vai ter muita longevidade.

Pedro Bontorim também ressaltou a importância de pensar nos espaços, aqueles assuntos que não aparecem muito e ainda não foram explorados.

Dicas de conteúdo

Bontorim indica os livros: 

  • Originais: Como os Inconformistas Mudam o Mundo de Adam Grant;
  • Pense de novo: O poder de saber o que você não sabe de Adam Grant;
  • Hit makers de Derek Thompson.

Também indica o podcast: WorkLife with Adam Grant.